Anatomia do Aeroporto do Aécio: um caso de corrupção?
Em relação a esta questão do Aécio e seu aeroporto da companhia #aeroneves, no #aecioporto de Cláudio/MG, verifiquei uma série de pessoas defendendo o indefensável. Então, para melhor esclarecer a questão, reuni uma série de notícias que explicam o problema:
Em relação a esta questão do Aécio e seu aeroporto da companhia #aeroneves, no #aecioporto de Cláudio/MG, verifiquei uma série de pessoas defendendo o indefensável. Então, para melhor esclarecer a questão, reuni uma série de notícias que explicam o problema:
1)
Em primeiro lugar, o aeroporto não estava em
funcionamento para o público, uma vez que as chaves estavam com o tio do Aécio,
sendo usado, conforme a reportagem, pelo Aécio pelo menos 8 vezes por ano: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1488587-governo-de-minas-fez-aeroporto-em-terreno-de-tio-de-aecio.shtml
2)
Isso porque, Cláudio/MG seria uma cidade onde o
candidato gosta de se refugiar, uma vez que sua fazenda a 6 km do aeroporto (é
outra fazenda, a do tio é do lado do aeroporto) seria seu “Palácio de Versalhes”,
conforme esta reportagem: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/verdade-sobre-o-aeroporto-de-aecio-construido-com-dinheiro-publico.html
3)
O aeroporto foi construído em um terreno que era
do tio do Aécio, num processo de desapropriação cujo valor ainda está sendo
discutido. O tio iria receber um milhão do Estado de Minas Gerais, mas não
aceitou o valor. Está na justiça por causa disso. Mas ainda estava guardando as
chaves.
4)
O aeroporto, que em tese é PÚBLICO, deveria
estar com o público e sendo usado pelo púbico. No entanto, as chaves, conforme
citado, estavam com o tio, e o aeroporto inclusive estaria sendo usado, de
forma irregular, para voos privados pelo Aécio, que não respondeu se usava ou
não o aeroporto: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-defende-obra-mas-nao-diz-se-usou-aeroporto,1532518
5)
A questão da obra ter sido realizada em terreno
supostamente já desapropriado é irrelevante frente ao fato de que de fato o
público não tem acesso a ela e não a utiliza. Ademais, a cidade de Cláudio,
onde foi feito o aeroporto, tem menos de 30.000 habitantes. Em Divinópolis, uma
cidade que fica a menos de 30 km de distância em linha reta de Cláudio, e tem
200.000 habitantes, tem um aeroporto para receber aviões de qualquer
capacidade, não se justificando a obra em Cláudio nem pelos critérios estabelecidos
nas políticas de Minas Gerais, que previa um aeroporto perto de cada cidade em
uma distância que deveria alcançar 100 km. Desta forma, não há critério técnico
que justifique o aeroporto em Cláudio: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Transporte_na_Midia.aspx?t=977
6)
O preço da obra parece ter sido superfaturado: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/07/23/superfaturamento-aecio-como-se-explica-isso/#.U8_lurBT_Hg.twitter
7)
A empreiteira que fez o aeroporto em Cláudio
doou recursos para a campanha de Aécio: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,empreiteira-que-fez-aeroporto-em-minas-doou-para-aecio,1532113
8)
Esse aeroporto não foi o único feito perto de
alguma propriedade de Aécio. Ele fez outro, em outra fazenda, no município de
Montezuma, que tem menos de 8.000 habitantes e um fazenda perto: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/aecio-construiu-aeroporto-em-outra-cidade-que-tem-fazenda-montezuma-5061.html
9)
A obra já havia sido questionada desde 2001,
quando antes havia sido empregado outros recursos públicos para fazer a pista
lá: http://oglobo.globo.com/brasil/pista-de-terra-na-fazenda-de-tio-de-aecio-ja-motivou-acao-de-improbidade-administrativa-do-mpe-13361557
10)
O aeroporto ganhou o nome do tio: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1490365-lei-deu-nome-de-tio-de-aecio-para-aeroporto-em-mg.shtml
11)
A ANAC irá investigar se houve pousos e
decolagens lá, o que seria ilegal: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1489125-anac-investigara-pousos-e-decolagens-irregulares-no-aerodromo-de-claudio.shtml
12)
Mas a campanha do Aécio acha que ilegal é
investigar: http://ggnnoticias.com.br/noticia/psdb-processa-dilma-pelo-fato-da-anac-fiscalizar-aeroporto-de-claudio
13)
E o Ministério Público também quer investigar: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/07/mp-vai-investigar-aeroporto-em-propriedade-da-familia-de-aecio.html
14)
Existe um conflito entre interesse público e
privado, do próprio Aécio, nesta questão do aeroporto. Deve ser sempre lembrado
que recursos públicos são limitados, e deve-se sempre escolher prioridades em
detrimento de outras demandas. No caso, a demanda que beneficiaria o candidato
foi atendida na frente de muitas outras questões, e isto Aécio não explica. Não
explica, tendo muito a explicar, conforme segue: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/07/23/a-explicacao-de-aecio-nao-decola-543365.asp
15)
Aqui estão algumas perguntas e respostas sobre o
aeroporto respondidas pela reportagem da folha: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/177086-perguntas-e-respostas.shtml
Não, não é moral utilizar recursos públicos para realizar
projeto que beneficia direta ou indiretamente parentes ou a si próprio. O comportamento
da mídia brasileira é uma vergonha quando tenta abafar este caso pra debaixo do
tapete. A revista panfletária “Veja” saiu em defesa de Aécio. Ninguém vai ver
reportagem de capa denunciando o #aecioporto. Pelo contrário, será visto na
próxima edição a defesa de que tudo foi normal e não passa de intriga da
oposição. Mas não, não é. Se você pensar, e eu penso, pois pensador sou, você
constatará que há algo muito errado nesta história.
Alguém confundiu público, o nosso, do povo, com o privado,
propriedade particular, e este alguém quer ser presidente do Brasil. Você vai
deixar?
O Pensador
O Pensador
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